Resenha o paradoxo de rousseau
Aproveita também para criticar uma triste realidade: apesar do texto da constituição ser o mesmo para brasileiros de Norte a Sul, a realidade mostra que nem todos os direitos têm o mesmo peso em determinadas regiões. "Nem é compatível com o estágio democrático do povo brasileiro que o direito aos serviços básicos do Estado ? saúde, educação, segurança ? não seja consumido na mesma proporção pelos que estão no topo e pelos que estão na base da arquitetura social." Santos reivindica o direito de participação política para todos, de forma livre e assegurada.
O contraditório comportamento do brasileiro também é material de análise para o cientista político. A população está satisfeita com o desempenho do regime democrático do Brasil, mas ao mesmo tempo desgostosa com as instituições públicas, como polícia, sistema judiciário, parlamento e burocracia.
Outro comportamento curioso envolve a alta participação eleitoral. O índice de votação é alto, mas, no intervalo entre duas eleições, parece não haver interesse dos eleitores em se relacionar com seus representantes, que ficam soltos para fazerem o que bem entenderem.Depois dessa ampla