Resenha o negociador
Disciplina: Técnicas de Negociação Aluno: Victor Henrique Vieira
Professora: Antenor Marques R.A.: 9930001274
Resenha filme: O Negociador
O filme O Negociador, conta a história de uma equipe policial que trabalha com negociações em situações criticas, visando atenuar e se possível extinguir os resultados negativos de acordo com a segurança publica e leis.
O filme traz como pano de fundo as técnicas de negociação, as personalidades dos negociadores e alguns exemplos de resultados relacionados às negociações (ganha-ganha e ganha-perde)
De inicio o filme já nos mostra como as variáveis de tempo, informação e poder são importantes para o resultado de uma negociação, o tempo permite espaço para a tomada de decisões, o poder permite encaminhar a negociação rumo ao resultado desejado e a informação permite que o negociador prepare-se para a situação. Com o decorrer do filme, foi possível ver na pratica como as técnicas e as variáveis interferem diretamente em uma negociação, e como utilizá-las.
Foi possível identificar que durante o processo de negociação, a alternância entre os tipos de personalidades do negociador (restritivo, ardiloso e amigável) associado às variáveis básicas, concessões e barganha, estão diretamente ligadas e ponderadas pelo negociador, visando o melhor resultado possível de acordo com os objetivos pré estabelecidos. No caso do filme (“O Negociador”) houve a manipulação (blefe) da informação de maneira ardilosa no processo de negociação (“os fins justificam os meios”) para atingir o objetivo final da equipe policial, uma negociação ganha-perde, onde o lado perdedor é o criminoso.
Porem durante a negociação que é o foco principal do filme, podemos observar que o lado criminoso (policial), na verdade tinha como objetivo ser reconhecido como inocente em evento alheio ao tratado no momento, se beneficiando do poder e das informações, influenciando a equipe que com ele já havia trabalhado e pressionando seus