Resenha: O Monge e o Executivo
O livro “O Monge e o Executivo” (Uma História Sobre a Essência da Liderança – 144 páginas – Editora Sextante) é um livro, como o próprio subtítulo nos diz, sobre liderança. James C. Hunter aborda conceitos fundamentais e aspectos para se tor-nar um líder.
John Daily é o personagem principal da história. Gerente-geral de uma indús-tria de vidros, casado e pai de dois filhos, John passa por uma crise em todos os âmbitos de sua vida e então decide ir para a espécie de um “retiro espiritual” em um mosteiro com frades. Lá ele conhece Leonard Hoffman, ex-executivo conceituado no mundo nos negócios, o qual abdicou de tudo para seguir a vida espiritual.
Nesse mosteiro, Leonard ministra sermões sobre liderança, passando seus conceitos, repassando seus valores, fazendo com que John saísse mudado desse retiro.
De um modo geral, o livro pode ser considerado como “autoajuda”, repassan-do valores já muitas vezes repetidos e referenciados por pessoas no mundo dos ne-gócios ou por especialistas no âmbito de palestras motivacionais. De narrativa direta e de fácil entendimento, transmitindo uma mensagem de compreendimento simples, este, considerado best-seller, é um livro que representa uma literatura mediana, acessível às massas, o que justifica seu sucesso de vendas.
Em suma, “O Monge e o Executivo” é um livro de clichês positivistas, para pessoas que buscam serem líderes e necessitam de uma base ou manual em que se apoiarem. Hunter utiliza do forte apelo espiritual e da personificação do ser hu-mano comum, pai de família, e empresário atarefado para repassar suas experiência e filosofias referentes ao tema. Um livro para quem acredita que um livro tem a res-ponsabilidade de mudar seu modo de viver ou ver a vida.