Resenha o monge e oexecutivo
James C. Hunter é consultor chefe da J.D. Associados, uma empresa de consultoria na área de RH e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência , Hunter desenvolveu uma carreira como instrutor e palestrante.
O problema que James aborda no livro é de como chegar a uma boa liderança, ele fala que se deve diferenciar dois pontos importantes: Autoridade e Poder. Ele cita que liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Enquanto que poder é a faculdade de força ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força.
Então autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa da sua influência pessoal.Ele conclui que para ser um bom líder é preciso ter boa influência, mas como desenvolver essa influência?
A influência diz respeito a pessoa, ao caráter, é preciso ser honesto, ser integro, sempre dar bom exemplo, ser confiável, cuidadoso, compromissado com suas responsabilidades, ser um bom ouvinte, tratar as pessoas com respeito, encorajar as pessoas, ter atitude positiva e principalmente gostar das pessoas.
Para ser um bom líder é preciso ter um bom relacionamento com todos da organização, buscando satisfazer as necessidades dos clientes e dos empregados e acima de tudo ser um bom servidor, afirmando que para liderar devemos servir buscando satisfazer as reais necessidades, e saber diferenciar necessidades e vontades. James fala da maneira que o líder deve tratar as pessoas, sempre com respeito e humildade.
Um dos pontos que James aborda é a questão do líder as vezes ter tudo, dinheiro, bens materiais mas não ser feliz, e ir em busca do que está faltando, que seria a espiritualidade, as pessoas devem estar bem espiritualmente, ter um conhecimento religioso para que a pessoa se complete, ele afirma que os maiores prazeres da vida são totalmente grátis.
Um bom líder tem