RESENHA O HOMEM E O MUNDO NATURAL
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
ELEMENTOS DA SOCIOLOGIA
Docente:
Discente: Gabriela Cunha
BELÉM
2013
Questionário sobre o texto “O homem e o mundo natural – Thomas Kheith”
1 Do que trata o texto?
O texto aborda, em um primeiro momento, a visão antropocêntrica existente na Inglaterra medieval, fundamentada na interpretação bíblica feita por teólogos e filósofos da época, onde evidenciava a autoridade e superioridade do homem sobre todas as coisas, mostrando também que essa visão não se restringia a Europa Ocidental, pois religiões não cristãs cultivavam mitos dobre a supremacia concedida ao homem para o domínio do mundo natural.
Em um segundo momento, o autor relata o controle que o homem exercia sobre tal mundo, evidenciando o uso e a inferiorização dos animais, das plantas e do seu próprio alimento.
O texto amplia as peculiaridades encontradas no ser humano como a fala, a razão e principalmente a capacidade de escolha, que o tornavam um ser diferenciado. “Só o homem combina ao mesmo tempo, matéria e intelecto”.
Trata também em um ultimomomento, o controle e a preocupação do homem em se refinar e se civilizar com o objetivo principal de se sobrepor a brutalidade animal.
Por fim, mostra distinções reveladas e impostas entre os próprios homens, tornando uma parcela da sociedade (pobres, servos) inferior aos outros, muitas vezes, tão inferiores quanto os animas. (...)“O ideal do predomínio humano também repercutia no relacionamento dos homens entre si”.
2 Quais são as ideias centrais que o autor desenvolve?
As ideias centrais desenvolvidas pelo autor são:
O antropocentrismo; com base em fundamentos teológicos e pensamentos de grandes intelectuais dos séculos XVI e XVII, o homem era a razão da existência da natureza e de seus seres, e tinha total domínio sobre eles, podendo assim, utilizá-los para qualquer fim, até mesmo para fins não alimentícios (por exemplo, a rinha