Resenha O espaço Urbano
No livro, o espaço é analisado a partir da ação dos agentes sociais que o produzem e dos processos e formas espaciais: centralização, descentralização, coesão, segregação e sua dinâmica, e inércia. Ainda, o autor apresenta a ordenação espacial considerada pelo homem.
Ao iniciar o livro, o autor considera a cidade como espaço urbano que pode ser analisado como um conjunto de pontos, linhas e áreas ou ainda considerá-lo como forma espacial em suas conexões com estrutura social, com processos e funções urbanas, ou segundo um paradigma de consenso ou conflito. A maior parte deste trabalho focaliza os processos e as formas espaciais: o espaço das cidades brasileiras. Segundo o autor em todo o transcorrer do capítulo: o espaço urbano, ou organização espacial de uma cidade procede dos diversos usos feitos de sua terra: o centro da cidade, local de concentração de atividades comerciais, de serviço e de gestão; áreas industriais e áreas residenciais, distintas em termos de forma e conteúdo social.
Pode-se conceituar o espaço urbano em cinco acepções: espaço urbano fragmentado, espaço urbano articulado, espaço urbano como reflexo da sociedade, espaço urbano como condicionante da sociedade e espaço urbano como conjunto de símbolos e campo de lutas.
Fragmentada, articulada, reflexo e condicionante social, a cidade é ainda o lugar onde as diversas classes sociais vivem e se reproduzem, é o