Resenha: O Enfoque Mercadológico da Atividade de Relações Públicas do livro Relações Públicas: quem sabe, faz e explica.
A atividade de Relações Públicas é relativamente nova e surgiu em decorrência da expansão moderna economia industrial visando a comunicação interna e externa. E, se baseia na marca da empresa, que é o maior patrimônio desta, tendo em vista que dentro da marca se encontra imagem.
A autora cita Ivy Lee que diz: “o público precisa ser informado”, e depois trás a informação de um ocorrido em que a empresa parou seus serviços sem nenhum tipo de comunicado com os seus usuários. Isso acarreta em uma imagem negativa da empresa, já que essa não se comunica com o seu público, e com esse pensamento que a relações públicas começaram a crescer para resolver esses problemas.
E além de fatos como esse, as empresas utilizavam o meio de comunicação funcionalista, ou seja, comunicação de mão única. Sendo essa aplicada somente aos altos cargos de gerencia da empresa, visando apenas o lado dessa parte, deixando funcionários e clientes desamparados. E, no meio de brigas devido a essa comunicação, o profissional de Relações Públicas avança e faz uso da comunicação de mão dupla e do feedback, assim criando a interação entre todos os grupos.
A profissão de Relações Públicas surgiu junto ao mundo dos negócios muito atrelada a administração e se diferenciou dessa devido a seus métodos e estratégias. E, o profissional se caracteriza por promover a interação e integração entre a organização, cliente e funcionários.
Atualmente, o profissional de Relações Públicas deve prezar ainda mais a divulgação de informação, e, além disso, estabelecer meios de comunicação eficientes com o seu público alvo para assim poder balancear as relações, e tentar da melhor maneira possível agradar todos os lados.
As atividades do profissional são inúmeras e não apenas a de divulgação, e por seus meios envolverem uma