resenha - O coordenador pedagógico na educação básica - desafios e perspectivas,
Cursista: Marcos Medeiros
Com base na leitura do texto O coordenador pedagógico na educação básica - desafios e perspectivas, disponibilizado na Biblioteca, faça uma reflexão sobre a importância do papel do coordenador pedagógico no planejamento escolar e pontue as dificuldades encontradas neste papel.
A partir do texto supracitado, entende-se que o coordenador pedagógico, é fundamental para favorecer a desenvolvimento das condições à aprendizagem nas escolas. Tem entre outras atribuições, promover estratégias que possam incentivar a formação continuada dos professores. No entanto, o coordenador pedagógico deve sensibilizar seu saber-fazer de maneira a não unilateralizar as tomadas de decisão, como se tivesse todas as respostas para os encaminhamentos pedagógicos e resoluções de conflitos que inquietam a equipe docente.
Assim, devido a dimensão do seu trabalho, o coordenador pedagógico torna-se responsável por acompanhar os professores em suas atividades, promover discussões e debates que estimulem a população escolar e a comunidade, auxiliar na prevenção e na solução dos problemas que aparecem.
Entretanto, o coordenador pedagógico enfrenta vários desafios cotidianos como, as distintas rotulações e imagens atribuídas a este (“bom-bril”- mil e uma utilidades; “bombeiro” - o responsável por apagar o fogos dos conflitos docentes e discentes; “salvador da escola”- o profissional que tem de responder pelo desempenho de professores na prática cotidiana e do aproveitamento dos alunos, entre outras.) que acabam contribuindo para a desorientação e quase perda de identidade profissional. Além do mais, o coordenador pedagógico tem constrangimento de sua autoridade porque confunde com autoritarismo, desta maneira, constrange-se em abordar questões evidentes que concorrem para um mal andamento do trabalho pedagógico, por isso se omite.