Resenha "O Caçador de Pipas"
(Khaled Hosseini)
O livro conta a história de dois garotos, que assim como seus pais, cresceram juntos em Cabul, no Afeganistão, por volta de 1970.
Amir, filho de um comerciante bem sucedido, de família nobre e muito conhecido em Cabul; teve oportunidade de estudar e adorava ler livros. Tinha tudo que queria, mas apesar disso, sentia falta da mãe que não chegou a conhecer e faltava-lhe a figura de um pai presente, já que seu pai, muitas vezes parecia indiferente e parecia desprezá-lo. Pertenciam a etnia dominante do país, os pashtu.
Hassan, o outro garoto, filho do empregado, serviam a Amir e seu pai. Pertenciam a uma etnia discriminada e odiada no Afeganistão, os hazaras. Foi abandonado pela mãe quando ainda muito pequeno; não sabia ler nem escrever, porém, muitas vezes surpreendia a todos com sua sabedoria, pois tinha uma incrível percepção dos acontecimentos e dos sentimentos das pessoas.
Era conhecido por sua coragem. Se mostrou eternamente fiel e leal a Amir, a quem considerava amigo de verdade; apesar das enormes diferenças existentes entre ambos, eram companheiros inseparáveis.
Um certo dia, quando aconteceria um campeonato de pipas, aconteceu algo que mudou para sempre a vida de Amir, um erro que o faria se culpar por muitos anos.
Isso aconteceu quando Amir tinha 12 anos de idade, no inverno de 1975.
Amir, depois de muitos anos sonhando ser vencedor do campeonato, é o vencedor, é claro que com o incentivo e força de Hassan. Isto faria com que seu pai se orgulhasse dele.
Hassan, seu amigo fiel, saiu em busca da pipa azul, a última que Amir derrubou no campeonato, seu prêmio.
Ao perceber que Hassan estava demorando e ansioso em poder exibir seu prêmio ao pai, Amir sai para tentar encontrar Hassan. Foi quando presenciou Hassan ser violentado por três