Resenha a vida de isaac newton
Como é sugerido pelo próprio título, o livro trata da biografia de Isaac Newton. Esta biografia retrata a vida pessoal e a carreira científica de Newton, fazendo uma descrição abrangente do homem, do cientista, do filósofo, do teólogo e da figura pública. Trata-se de uma versão condensada da obra de grande porte, Never at Rest: A Biography of Isaac Newton, publicada pelo mesmo autor em 1980.
Conforme o autor deixa claro no prefácio, seu objetivo ao escrever este livro é o de produzir uma biografia completa da vida de Newton, tanto da sua carreira científica como da sua vida pessoal, de uma maneira acessível ao público em geral. Sendo este o objetivo, sem dúvidas ele foi alcançado.
O livro é dividido em treze capítulos que procuram analisar os 84 anos de vida de Newton.
O capítulo 1, intitulado "Um garoto sóbrio, silencioso e pensativo", descreve a infância e adolescência de Newton, desde o seu nascimento no Natal de 1642 até sua transferência para o Trinity College em Cambridge, em junho de 1661. Neste capítulo o autor apresenta indícios de que Newton já quando criança demonstrava-se uma pessoa diferente, não só por suas habilidades para a invenção de aparelhos mecânicos como também por seu isolamento e aversão a outras crianças.
O capítulo 2, "O estudante solitário", retrata os quatro primeiros anos de Newton no Trinity College (1661-1664) em Cambridge. "Newton entrou no Trinity como um subsizar - o estudante pobre que ganhava seu sustento prestando serviços domésticos aos professores, aos alunos não subvencionados (estudantes ricos...) e aos pensionistas (alunos