Resenha - a vida de david gale
Ucam – Universidade Cândido Mendes - 2013.1
Turma: Direito – 2013.1
Aluno: Marcos Augusto Silva de Oliveira
Resenha apresentada à disciplina Elaboração de Textos Acadêmicos, como requisito parcial da avaliação continuada, orientada pela professora Raquel Braga.
Filme - A Vida de David Gale
Título original: The Life of David Gale-2003
Lançamento: 2003 (EUA)
Direção: Alan Parker
Atores: Kevin Spacey, Kate Winslet, Laura Linney, Gabriel Mann.
Duração: 130 min
Gênero: Drama
A Vida de David Gale (The Life of David Gale-2003), filme do diretor Alan Parker, que tem outras obras polêmicas e intrigantes como As Cinzas de Ângela (Angela's Ashes-1999) e Evita (Evita-1996), fala sobre a aplicação da pena de morte e a eficácia do sistema jurídico em aplicá-la
David Gale (Kevin Spacey), professor universitário do Texas é defensor ferrenho da não aplicação da pena de morte, é acusado de estuprar sua colega de trabalho Constance Harraway (Laura Linney), que logo em seguida é morta. Condenado pelo crime recebe como sanção a pena contra a qual ele tanto combatia. Alguns dias antes da execução, resolve contar sua história à jornalista Elizabeth Bloom (Kate Winslet), conhecida por garantir o sigilo de suas fontes, tendo até mesmo passado alguns dias presa por se negar a revelar uma delas. Gale passa a narrar sua vida à jornalista, e ela fica perturbada com os conflitos éticos e profissionais que começam a aparecer. Em vários momentos da trama parece se questionar se está sendo manipulada por sua fonte, e quais seriam as reais intenções de Gale, já que esperou tanto tempo para revelar sua história. Questionava se deveria ou não comprar a defesa do acusado e investigar o assassinato por conta própria. Em meio a pistas que aos poucos vão sendo reveladas para ela, seja por Gale ou por outros meios, Bloom começa a desvendar o mistério da trama.