Resenha A prática na prática
I.O Escrevedor
No primeiro capítulo do livro é abordado como é a vida de um redator publicitário, Zeca diz que esse profissional não terá dois dias repetidos, ou seja, haverá sempre um novo desafio, conviverá com todo tipo de gente e a recompensa pode ser que nem seja tão boa assim. O vínculo com os colegas de trabalho de outras áreas, como Atendimento, mídia, criação, enfim... Redação é apenas uma entre tantas áreas que a propaganda envolve.
Outro ponto importante nesse capítulo é a questão da pesquisa. A pesquisa é um trabalho e tanto para o Redator. Sem informação, não há trabalho. É preciso fazer da informação (sobre tudo) uma necessidade, conhecer é prazer para um Redator.
II.O Aprendiz
Nesse capítulo o autor fala sobre a importância da gramática para o redator. Diz que é melhor se precaver daqueles inúmeros casos em que as pegadinhas idiomáticas possam derrubar seu texto.
Etimologia também é tópico no livro. Zeca conta que conhecer etimologia ajuda a ler melhor, escrever melhor, a se comunicar melhor.
No segundo capítulo também encontra-se várias dicas sobre vícios de linguagem, a possibilidade de brincar com as letras, a importância da Tipologia para o ofício e volta a falar sobre o poder da informação para a criatividade.
III.O Artezão
Para todos os leitores, seja professor, estudante ou os novos profissionais no mercado, o livro é uma fonte de consulta. O importante é enfrentar com coragem uma simples página em branco, e preencher a lacuna que falta para finalizar seu texto.