Resenha: "a presença da pedagogia critico social dos conteúdos na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental."
VITÓRIA DA CONQUISTA
ANA NUNES
Resenha apresentada à Profa. Elisângela Gonçalves da Silva como atividade avaliativa da disciplina Português Instrumental.
VITÓRIA DA CONQUISTA, BA
02 DE ABRIL DE 2012
LEITE, Alessandra Maria; BARBOZA, Deisi Cristina de Lima; AZEVEDO, Antulio José de. A presença da pedagogia critico social dos conteúdos na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental, Rio de Janeiro: Revista cientifica eletrônica de pedagogia. Ano IX – número 17, janeiro de 2011. Disponível em: http://www.revista.inf.br/pedagogia/pages/artigos/REV_ELET_PED_JAN2011A3.pdf. Acesso em: 23 mar. 2012.
Compreende primeiramente o papel da escola como essencial para a formação do indivíduo crítico e atuante na transformação da sociedade atual, vista como desigual e injusta. A escola permeia esse processo de integração social, dentro da perspectiva da pedagogia critico social. Nessa pedagogia a escola deve proporcionar a interação entre docentes e discentes em suas respectivas experiências, propondo e dando suporte à defesa de interesses da sociedade garantido assim uma sociedade justa e igualitária a partir da apropriação do conhecimento desenvolvido de modo critico. Defende a pedagogia critico social e sua intervenção na sociedade em um ponto de vista otimista e transformador que permite ao educando intervir em sua realidade sendo capaz de desenvolver-se como cidadão. Os conteúdos críticos sociais e os métodos de ensino da pedagogia desenvolvem o conhecimento e contemplam os conteúdos mais significativos das realidades dos discentes percebendo os aspectos de sua cultura e as diversas realidades. Apesar da critica a pedagogia tradicional os autores mencionam um ponto em comum a pedagogia critico social que é a proposta dos conteúdos curriculares a partir dos saberes historicamente acumulado e sistematizado pela sociedade.