Resenha a missao
Universidade Unigranrio
Campus : Campus I – Duque de Caxias Turno: Noite
Aluno: Luan Pimentel Tiburcio de Jesus
Professor(a) : Catia Silva
Disciplina: Historia da Arte
Não é de hoje que assistimos a um filme onde os acontecimentos nele presente, são verídicos. Com a história do filme "A Missão" (1986), de Roland Joffé, não é diferente. Ela se passa entre fronteiras da Argentina, Paraguai e Brasil, em 1750.
O filme nos mostra a saga dos Jesuítas, e sua missão de catequizar os índios, e um mercador de escravos, capitão Mendoza, vivido por Robert de Niro, que tinha preferência por caçar índios já catequizados, pois estes já haviam sido aculturados, adaptados ao trabalho, idioma e hábitos dos colonizadores desta região.
Penetrar por matas virgens, correndo risco de encontrar animais selvagens, obstáculos e se posicionar diante da reação dos índios, se tornaram uma árdua tarefa para os Jesuítas. Padre Gabriel (Jeremy Irons), uma padre mais experiente, se juntou aos demais missionários, para superar as dificuldades apresentadas.
Além de catequizar os índios, coube ao padre, a missão de impedir o capitão Mendoza. A ação se facilitou, devido ao fato do capitão ser preso, devido a um desfecho trágico de um triângulo amoroso no qual estava envolvido. Sua pena foi trabalhar em prol dos indígenas, que antes eram o seu principal alvo.
O filme discute a disputa pela posse de terras, envolvendo Portugal e Espanha, e a Igreja Católica, e a crise gerada pela disputa, na região dos Sete Povos das Missões, quando as autoridades portuguesas quiseram se livrar das missões religiosas, e conspirou com a coroa espanhola e o mensageiro do Papa, para por fim às Missões Jesuíticas e beneficiar o mercado de escravos. Os missionários que permanecerem tentando defender os indígenas, passaram a ser considerados rebeldes e também ficaram à mercê dos bandeirantes.
O filme conta com fotografia e roteiro, amplamente qualificado, e apresenta um figurino, que