Resenha - A linguagem e a identidade no Ciberespaço
O Design atua como transmissor da linguagem do ciberespaço para as pessoas. Essa comunicação depende de códigos linguísticos obtidos através da observação do comportamento do usuário e é possibilitado pela tradução do design tradicional, podendo assim ser utilizado no ciberespaço.
O design digital ao tornar o ciberespaço mais habitável para o usuário, permite que ele interaja e possa existir, tendo sua “descorporificação” do mundo real e criando sua identidade nesse meio.
A linguagem, através de códigos e símbolos, tem seu papel fundamental ao possibilitar a compreensão da realidade e permitir a comunicação com o meio. Através dela também, adquirimos o referencial necessário para o entendimento tanto do espaço quanto do ciberespaço, possibilitando assim sua manipulação.
As organizações utilizam uma linguagem própria que as identificam por transmitirem suas mensagens, características, princípios e valores. Possuem uma identidade que no ciberespaço passam a ser sinônimos delas mesmas.
Entre o espaço e o ciberespaço, a identidade se difere por nesse último, todas as marcas estarem no mesmo nível de importância. Uma estratégia das empresas para se diferenciarem é ampliar sua publicidade nesses dois meios e a possibilidade do próprio usuário fazer parte desse processo.
Enquanto no espaço a linguagem utilizada contempla apenas duas mídias (texto e imagem), no ciberespaço esta ampliou-se para códigos sequenciais, visuais e sonoros, os hipertextos. Uma analogia a esse processo seria o próprio ser humano que visualiza, relembra e relaciona informações como um sistema de hipermídia.
O ciberespaço é apresentado em uma estrutura hipertextual, não linear, onde tudo acontece no mesmo segundo em qualquer lugar do globo. Não há mais limites de tempo ou espaço.
A atualidade acelerou a velocidade com que a linguagem deve ser transmitida, não deixando-a apenas simples, mas também simplista. Dessa forma a informação acaba, por