Resenha: A Importância do Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas
Os autores iniciam apresentando a abordagem e os objetivos que versa sobre o processo de planejamento estratégico nas organizações públicas, salientando um crescente pensamento voltado para a melhoria do serviço publicam no Brasil e os anseios da sociedade na cobrança dos órgãos públicos competentes para que atinja os padrões necessários de eficiência.
Dallabona e Dirksen dividem o texto em tópicos e citam outros autores para facilitar a compreensão sobre os conceitos abordados, considerando a importância da temática para direcionar o serviço publico de forma planejada .
Dessa forma no primeiro tópico o planejamento conceitua o como: “um processo de busca que possui o objetivo de melhorar o funcionamento de uma empresa ou instituição mediante reflexão e tomada de decisão” e apresenta a definição de Padillha.
Com isso relata o surgimento, o propósito e objetivo do planejamento que é fixar metas organizacionais, definir o rumo que a organização quer tomar e para isso a organização deve ter uma visão holística, globalizada do ambiente interno e externo que são influências na escolha das estratégias.
Nessa perspectiva cita três níveis de planejamento, o planejamento estratégico, tático e o operacional tendo como referência (Silva ,2005, p.13 ) ressalta que a forma de planejamento mais aproximado da administração pública é voltado para o interesse social .
Os autores enfatizam que não há métodos específicos para guiar o desenvolvimento de um planejamento estratégico, mas todos os tipos possuem algum tipo de elemento em comum. Seguem dando exemplos do poder judiciário no cumprimento e na prestação jurisdicional utilizando o planejamento dentro de prazos preestabelecidos e com eficiência. No