Resenha - A idade da oportunidade
Autor: Paul David Tripp
A adolescência é uma fase difícil, e o autor Paul David Tripp expõe isso em seu livro "A idade da oportunidade".
Quando nos propomos a refletir sobre a adolescência o que nos vêm a mente são as dificuldades oriundos do comportamento arredio dos adolescentes, porém esquecemos de pontuar sobre a nossa postura de tratamento frente a esses jovens. Tripp ressalta em seu livro que essa fase é especialmente difícil para os pais, pois comportamentos como impaciência, falta do amor servil e fraqueza de fé se acentuam e isso se dá, pois o espírito humano tende a querer saídas fáceis, cômodas.
Quando Deus nos dá a missão de orientar jovens, sejam nossos filhos, como na caminhada da vida que outros adolescentes repletos de insegurança e incerteza entram em nossos caminhos, devemos realizar uma análise interna, rever quais ídolos estão tomando espaço em nossos corações, quais pecados escondemos camuflados de boas-intenções, pois tais atitudes interferem na orientação que é passada aos adolescentes.
Quando somos confrontados com o lidar cotidiano com os adolescentes o que predomina são julgamentos e palavras amargas, que não acrescentam em nada no convívio familiar, mesmo sabendo que Deus nos pede pra amar e perdoar, aliás, o ato de amar não pode ser dissociado do perdão.
Paul David Tripp seleciona os cinco principais ídolos que dominam o coração dos pais:
O ídolo do conforto:
Pais que requerem situações que proporcionem conforto, paz, tranquilidade, quando tem essas situações ameaçadas tendem a ver seus filhos como inimigos, os causadores de transtornos e se esquecem em se preparar para a guerra contra o verdadeiro inimigo.
O ídolo do respeito:
O respeito é importante em todo relacionamento que estabelecemos, mas não pode se sobrepor a valores mais importantes, como o de condução dos filhos a salvação, só o temor a Deus produz resultados efetivos no comportamento humano.
O ídolo da valorização:
Quando os pais vivenciam uma