Resenha - a história das coisas
Curso: Ciência da Computação
A História das Coisas é um documentário que foi produzido por Louis Fox que mostra em uma linguagem simples, os problemas sociais e ambientais que o capitalismo globalizante, provoca no mundo. Ele aborda a exploração de poder dos Estados Unidos, sobre os países subdesenvolvidos, onde a mão-de-obra é abundante e barata. O vídeo tem duração de 21 minutos e nesse período à apresentadora Anne Leonard retrata as consequências que o consumo desenfreado faz com o nosso meio ambiente, com a poluição do ar, da água, as exterminação de animais, os tóxicos usados nas indústrias e a eliminação das riquezas naturais em prol do consumo no mundo, nas ultimas três décadas já foram consumidos mais de 30% dos recursos naturais do planeta, os Estados Unidos um dos maiores importadores do mundo restam apenas 4% de floresta, o Brasil esta indo pelo mesmo caminho só na Amazônia perdemos aproximadamente duas mil arvores por minuto.
O filme nos mostra a gravidade de um sistema em crise onde o valor humano é colocado na balança de acordo com a intensidade de consumo, ou seja, quem não possui e nem compra muito conforme a demanda do sistema, não tem valor. O filme também mostra que o governo esquece o povo para ficar “bajulando” as grandes corporações dando mais assistência para as corporações do que para o próprio povo.
Os lixos tóxicos também são abordados no filme onde são destruídos recursos naturais e transformados em produtos, na produção destes produtos são liberados mais de quatro milhões de toxinas por ano, essas toxinas vão se acumulando na cadeia alimentar e se concentram em nossos corpos e no caso das mulheres esses tóxicos afetam o leite materno.
Atualmente vemos muitos produtos que são vendidos por preços muitos reduzidos que não pagam nem sua produção e transporte para chegar a uma prateleira de uma loja e quem esta pagando essa diferença é a população perdendo os seus recursos naturais