Resenha A Enseada
A ENSEADA. Direção: Louie Psihoyos. EUA: Participant Media. 2009, 92 min.
Louie Psihoyos é um fotografo americano e diretor de cinema documental. Em 2009 ele dirigiu e atuou no filme A Enseada (The Cove, no original), que ganhou um Oscar de melhor documentário longa-metragem um ano depois. A Enseada analisa a matança dos golfinhos em Taiji onde cerca de 23 mil animais são mortos todo ano. O filme conta, ainda, com a participação de Ric o ' Barry, um dos ativistas mais famosos do mundo. Com 92 minutos de duração o filme foi produzido por Fisher Stevens e Paula Dupré Pesmen e o roteiro escrito por Mark Monroe. Os trabalhos de Louie Psihoyos, o diretor do filme, situam-se no âmbito de investigar o comércio ilegal de animais, bem como preservação do ambiente, instruindo jovens para se tornar “mordomos” da natureza. Psihoyos trabalhou, também com revistas como Smithsonion, Dscover,GEO, Time New Sweek, New York Times Magazine, New York Magazine, Sports Illustrate. Psihoyos escreveu e fotografou o livro Caça dinossauros com amigo e colaborador de John Knoebber, publicado em 1994. Em 2005 Psihoyos fundou a OPS – Oceanic Preservation Society.
A Enseada mostra, em tom de denúncia, toda a movimentação dos pescadores para capturar golfinhos em Taiji e a incansável luta de um grupo de ativistas ambientalistas liderados pelo treinador de golfinhos Richard O’Barry, para acabar com a chocante caça aos golfinhos. Em Taiji, uma pequena vila de pescadores, 23 mil golfinhos são mortos anualmente e outros cruelmente encurralados para serem selecionados para os parques aquáticos.
Richard O’Barry, um dos maiores defensores dos golfinhos em todo mundo, entretanto, ajudou para o maior massacre de golfinhos do planeta acontecer. Sustentada pelas indústrias multimilionárias, os parques aquáticos de todo o mundo buscam golfinhos para o entretenimento. Rick foi o responsável pela criação do programa de TV "Flipper", considerado o principal motivo pelo