Resenha "A Engrenagem"
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Profº.:
Resenha: Vídeo “A engrenagem.”
Autor:
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise crítica sobre a necessidade e forma de consumo referente à cadeia produtiva de origem animal, onde o Instituto Nina Rosa com a participação da apresentadora Ellen Jabour e o ator Eduardo Pires, ilustra de forma muito incisiva o consumo excessivo de produtos de origem animal e defendem o veganismo e seus benefícios ao meio ambiente. Os veganos são pessoas normais, de todos os credos, raças e etnias, que optam por não consumir nenhum produto de origem animal, bem como, participar de nenhum tipo de evento que envolva a exploração dos mesmos.
A primeira impressão sugerida é de estarmos lidando com radicalistas que tentam imprimir um ritmo que vai na contra mão de todos os processos que envolvem as duas principais cadeias: Produção e Distribuição, pois segundo eles, são as grandes vilãs responsáveis e causadoras do impacto ambiental que assola o nosso globo. Na visão vegana, operacionalizamos o funcionamento dessa engrenagem em forma de mão de obra nos processos produtivos e de distribuição.
As buscas e o Marketing que giram em torno da salvação do nosso planeta, para os veganos, não passam de simples buscas, pois o contexto geral da palavra sustentabilidade, não se resume apenas na separação do lixo ou no ato de reciclagem como um todo, mas no respeito, no sentido mais amplo da palavra, aos direito Animais.
O consumo de produtos derivados da cadeia de origem animal, segundo pesquisas descritas pelo Instituto Nina Rosa, representam 18% da emissão de gases poluentes e 1/5 do efeito estufa, ou seja, o abate de qualquer tipo de animal quando consumido, geram um enorme custo ambiental. Outros aspectos relevantes são os danos causados a saúde e de todo sofrimento imposto aos animais.
Uma grande engrenagem representa a figura