Resenha A CRIAN A E O NUMERO
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO :
A CRIANÇA E O NÚMERO
Campos Belos –Go 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA.
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO :
A CRIANÇA E O NÚMERO
Resenha exigida para fins de avaliação da matéria de Conteúdos de Ens. da Matemática, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, cursando o 3º Ano – 5º período, elaborado pela aluna ALINE CUNHA COSTA, orientado pela professora Luzimeire.
Campos Belos –Go
2014
A CRIANÇA E O NÚMERO
AUTORA: Constance Kami
O Livro aborda os processos envolvidos na construção do conceito de número pelas crianças e ajuda o professor a observar como elas pensam a fim de entender a lógica existente nos erros. Neste Livro, Kamii busca justificar sua metodologia para a construção da ideia de número pela via da contagem, apresentando uma série de experimentos realizados com crianças de diferentes faixas etária. Quatro tópicos organizam o enfoque proposto pela autora: “1) A natureza do número. 2) Objetivos para ‘ensinar’ número. 3) Princípios de ensino. 4) Situações escolares que o professor pode usar para ‘ensinar’ número.” Constance Kamii resolveu esclarecer duvidas referente à obra do Piaget, enfatizando que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, mas sim resolvendo situações-problemas. As Crianças de 4 a 7 anos, nessa faixa etária é capaz de desenvolver várias habilidades de noção de número, como por exemplo: observar, contar, calcular, classificar. A Natureza dos números segundo Piaget mostra , os conhecimentos de maneiras diferentes em três tipos, conhecimento físico, lógico-matemático e social.
O Conhecimento ísico é o conhecimento dos objetos da realidade externa, podem ser conhecidas pela observação. O pensamento lógico-matemático atua quando analisamos