Resenha A corrosão do caráter
Curso: Administração de empresas- I Período - FAE Data: 28/05/2012
Disciplina: Introdução à Administração
1. Referências Bibliográficas: SENNET, Richard. A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo, 14. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2009.
2. Apresentação do autor: Richard Sennett (Chicago, 1 de janeiro de 1943) cresceu em um bairro pobre de Chicago, filho de imigrantes russos, de 1956 a 1962. Estudou musicologia e violoncelo na prestigiosa Juilliard School de Nova York. Uma lesão na sua mão esquerda, entretanto, determinou o fim de sua carreira musical. Graduado em sociologia (1964) pela Universidade de Chicago, obteve seu Ph.D. (doutoramento)em Harvard, em 1969. Naquele mesmo ano, iniciou seus estudos de história. Ricchard Sennett é professor de sociologia da Universidade de Nova York e da London School of Economics e autor também do ensaio Carne e Pedra, O Declínio do Homem Público e The Hidden Injuries of Class (com Jonathan Coob). Escreveu em 1998 o ensaio A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Levado à sociologia por Hannah Arendt, Sennett também reconhece a influência de Michel Foucault sobre seu trabalho. Amplia seu campo de estudos, analisando a corrosão do caráter induzida pela instabilidade profissional sob o capitalismo flexível .Seus principais interesses estão na área de desenvolvimento social e arquitetural de cidades, mudanças no mundo do trabalho e sociologia da cultura. Foi escolhido pela revista Business Week como um dos dez melhores livros de 1998.
3. Síntese da Obra O livro A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo escrito por Richard Sennett traz uma reflexão sobre as novas relações de trabalho no capitalismo moderno e suas consequências no caráter do indivíduo. O autor passa a questionar as relações de trabalho contemporâneo e suas implicações nos valores pessoais