Resenha a casa e a rua
O Ser humano
Aspecto social:
As conquistas sociais são tão efêmeras que os trabalhadores se vêem obrigados a lutar sem tréguas, sempre pelas mesmas razões, sem alcançar com seus triunfos um equilíbrio estável em seus orçamentos. Ao contrário, o homem que se instrui com os conhecimentos logosóficos e compreende que nele reside o meio de obter as melhorias que antes esperou da ação coletiva de suas agremiações, não perde mais tempo nisso, e logo supera sua situação, sentindo-se, de repente, como se vivesse em outro mundo. Em realidade é assim, porquanto já não vive naquele mundo de angústias, de nervosismo e de esperanças frustradas. Agora, só confia em suas forças, adestradas na capacitação consciente de seus recursos internos. De operário, converte-se em patrão de si mesmo. É ele quem aumenta seu próprio salário, através do esforço particular, com vistas à sua emancipação integral.
No dia em que se propague esta compreensão básica do que cada homem pode fazer em seu benefício, veremos como o exemplo ganhará a adesão de todos, e como os problemas sociais, hoje insolúveis, desaparecerão como tais. Haver-se-á conquistado, então, algo mais que soluções passageiras; haver-se-á conquistado a verdadeira paz social, aquela que todo homem deve primeiro alcançar individualmente, para depois estendê-la ao conjunto. Pretender o contrário é permitir um engano que impedirá toda solução estável.
Porque cada homem é uma entidade individual que necessita resolver seus próprios problemas, pondo-se assim em condições de ajudar outros a resolver, por si mesmos, os problemas que enfrentam. Isso significa que as fontes da