Resenha “a aventura do livro – do leitor ao navegador”
Escola de Ciência da Informação
Curso de Arquivologia
Disciplina: Bibliotecas, Arquivos e Museus digitais
Professor: Adalson
Aluno(a): Vanessa Maria Alves Costa
Resenha “A Aventura do livro – do leitor ao navegador”
CHARTIER, Roger. São Paulo: Fundação Editora da UNESP-FEU, 1999.
Belo Horizonte
24 de maio 2012
Dados sobre o autor:
Roger Chartier¹ nasceu em 1945, em Lyon (França), filho de família operária. Formou-se pela Escola Normal Superior de Saint Cloud e pela Universidade Sorbonne, simultaneamente, como professor e historiador. Na Escola de Altos Estudos Sociais foi mestre e conferencista e depois diretor de pesquisas. Nomeado, em 2006, como professor–titular de Escrita e Cultura da Europa Moderna do Collège de France. Recebeu o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras do governo Francês.
Sua especialidade é a leitura, com ênfase nas práticas culturais da humanidade. Mas ele não se debruça apenas sobre o passado. Interessa-se também pelos efeitos da revolução digital. "Estamos vivendo a primeira transformação da técnica de produção e reprodução de textos e essa mudança na forma e no suporte influencia o próprio hábito de ler", diz.
No Brasil, é o intelectual contemporâneo que mais tem influência sobre os estudantes de ciências humanas, atrás apenas do antropólogo Levi Strauss.
Algumas Obras:
Formas e Sentido – Cultura Escrita: Entre Distinção e Apropriação. Ed. Mercado de Letras;
Inscrever e Apagar. Ed. UNESP;
Leituras e Leitores na França do Antigo Regime. Ed. UNESP;
Práticas da Leitura. Ed. UNESP.
Diversos são os aspectos relevantes na obra “A aventura do livro – do leitor ao navegador”, desde a edição, passando pela beleza da capa e chegando até as imagens que permeiam o livro. Tudo parece ter sido milimetricamente colocado, no intuito de levar o leitor a navegar por suas páginas. Afinal, o título do livro já nos aponta o caminho