Resenha a arte da guerra
CREDENCIAL DO AUTOR
Filósofo que se tornou general cujo nome era Wu, Sun-Tzu nasceu no estado de Ch’i, na província da China próximo de 500 a.C. O mesmo escreveu o “Arte da Guerra” livro em que são debatidos aspectos de guerra, táticas e modos de comando numa linguagem poética e didática.
É um dos livros mais utilizados por administradores, empresários, políticos e todos aqueles que necessitam de uma fundamentação para formular suas estratégias.
RESUMO DA OBRA
O livro de Sun-Tzu é composto de treze capítulos que variam capitulo a capitulo com técnicas de estratégia e batalha que o general Sun-Tzu descreve com exatidão.
No primeiro capitulo “Avaliações” Sun-Tzu cita os cinco fatores essenciais para um general que são: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. A influência moral faz com que as ideias do povo estejam de acordo com as ideias dos generais. O clima e o terreno sugerem que você conheça muito bem a natureza para estudar as chances de sobrevivência. O comando referem-se as virtudes do comandante. A doutrina é a organização desde que seja eficiente.
O domínio desses fatores levará o general à vitória é a falta deles a extinção. O uso concessão de prêmio e castigo de maneira correta, previsão de vitória e de derrota, uso da simulação para melhor estudar estratégia de ataque, o ataque as fraquezas inimigas, aparentar inferioridade para provocar a arrogância do adversário, mantê-lo sob tensão e cansá-lo e desagregar o inimigo quando este estiver unido. São os elementos essências a vitória numa guerra.
No segundo capitulo da obra “Gerenciamento da guerra” Sun Tzu destaca os custos para uma guerra garantindo a formação de um exército. As provisões necessárias da campanha são diretamente acrescidos com o seu tempo decorrido. Por isso Sun-Tzu afirma que temos que procurar por uma vitória rápida, pois uma batalha longa cansa o exército, enfraquece o espirito. As reservas estatais nunca