Resenha Zeitgeist Turismo
A primeira parte do filme é uma avaliação crítica da religião, com principal incidência no cristianismo, se utilizando de argumentos do livro "The Christ Conspiracy, The Greatest Story Ever Sold" (A Conspiração Cristo, A Maior História Já Vendida) da autora teosofista Acharya S, sendo que é a própria autora defende sua teoria no Guia Oficial do filme, disponível no site oficial.
O filme começa e termina com trechos de um discurso de Jiddu Krishnamurti
. O restante do filme é narrado por Peter Joseph e dividido em quatro partes , cada uma precedida de uma citação no ecrã de um estudioso notável: Krishnamurti, John Adams, Bernard Lietaer, e Thomas Paine, respectivamente.
A primeira parte trata do funcionamento do sistema monetário norte-americano, citando um manual produzido para a estruturação do Federal Bank, intitulado `Modern Money Mechanics`. É explicada toda a lógica de funcionamento do sistema monetário americano, considerando a aplicação de juros, a criação do Greenback, a falta de lastro, as relações de empréstimo e o controle político por trás deste sistema.
A segunda parte trata do chamado ´assassinato econômico´, um grande sistema de controle neoliberal que é desenvolvido por grandes grupos econômicos mundiais centralizado nos Estados Unidos, através de políticas intervencionistas (muita vezes mediados por BIRD e ONU) e a ação de "chacais" (agentes contratados para corromper governos locais) sobre países financeiramente dependentes após a Segunda Guerra Mundial e a Bretton Woods. Há um depoimento de um ex-agente chamado John Perkins, o qual afirma que participou de algumas destas empreitadas no Equador, Panamá e outros. O filme sugere o termo