RESENHA Why Business Models Matter
O autor, a primeiro passo, clarifica o conceito de Modelo de Negócios dentro das organizações. Muitas vezes, este termo é utilizado pelas empresas como um termo distorcido da sua real definição. Segundo o autor, Modelo de Negócios é como a empresa irá operar com todos os seus recursos perante a proposta de criação de valor para o cliente e geração de valor para tal proposta.
Para que o modelo tenha fundamento é vital que o mesmo atenda a dois pontos chaves. O primeiro trata-se da aprovação no teste da narrativa, ou seja, que haja lógica na proposta de satisfação das necessidades dos clientes frente ao que o mercado exige. O segundo ponto corresponde ao sucesso nos testes de números, que se trata de obter uma equação lógica de lucros. A equação se baseia em um valor gerado ao cliente superior ao preço, por sua vez, superior aos custos envolvidos. Para que isso ocorra de forma ótima, é necessário avaliar recursos disponíveis e formas de captura de valor eficazes.
Um exemplo de falha no teste de narrativa é o caso da Priceline Webhouse Club. A empresa funcionava como uma corretora de produtos, agenciando a compra de diversos produtos como passagens aéreas e itens de consumo diário, entre fornecedores/clientes.
O que não foi levado em conta se deu no fato de que os grandes fornecedores não estavam dispostos a reduzir os preços devido a esforços, ao longo do tempo, com a construção de marca e identidade. Ou seja, todo o contexto não fazia sentido. Com isso a Webhouse, além de perder os parceiros, perdeu investidores que culminou, posteriormente, em sua inteira descapitalização.
Além do ambiente interno, é necessário que a organização tenha bem definido o planejamento de atuação, ou seja, sua estratégia. Significa se diferenciar dos concorrentes e obter vantagens competitivas que levará a preferência do consumidor.
Para isso é pertinente a constante avaliação da concorrência no setor, mudança nos hábitos de consumo e voltar