Resenha: Vista minha pele
A questão multicultural tem despertado interesse e candentes debates na atualidade. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicastraz uma importante contribuição para ampliar e aprofundar esse debate em bases teóricas. Os organizadores são Antônio Flávio Barbosa Moreira (Universidade Católica de Petrópolis) e Vera Maria Candau (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), que já possuem outras obras tratando das temáticas de currículo, cultura e formação de professores.
O livro traz uma coletânea de artigos de autores diversos sobre questõesreferentes a identidade, raça, gênero, sexualidade, religião, cultura juvenil e saberes. Os artigos vinculam essas questões com a escola, com o currículo, alunos e professores, ou seja, com a prática pedagógica. São textos atuais que se propõem a desafiar representações hegemônicas. A discussão da questão multicultural precisa ir além do discurso, assim como começar a prover ferramentas mais práticas em conjunto com lentes conceituais. Essa é a proposta do livro: discutir aspectos teóricos e práticos do multiculturalismo que podem dar bases para uma formação de professores mais crítica.
O primeiro texto é de Vera Candau, que defende a interculturalidade, perspectiva que implica a aceitação da interrelação entre diferentes grupos culturais; da permanente renovação das culturas; do processo de hibridização das culturas; e da vinculação entre questões de diferença e desigualdade. Partindo do pressuposto que a diferença se encontra na base dos processos educativos, a autora sugere possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento de uma educação intercultural na escola.
O segundo texto, de Antônio Flávio Moreira e Michelle Januário Câmara, enfoca a questão da identidade, argumentando com base nos estudos culturais. Discute as concepções de identidade e diferença e