RESENHA: VIGILÂNCIA DA SAÚDE NO ESPAÇO DE PRÁTICAS DA ATENÇÃO BÁSICA
O texto é sobre a reorganização do processo de trabalho referente a atenção à saúde, devido a sua baixa efetividade, as autoras são: Cátia Martins Oliveira e Ângela Oliveira Casanova.
As autoras definem território como sendo algo dinâmico, um espaço geográfico, social e político. É preciso conhecer o território para entender o modo de vida e os problemas dos moradores de determinada região, assim será possível fornecer um atendimento de saúde equânime e eficaz para tal população.
De acordo com o texto, o modelo vigente das práticas de saúde foca na doença e não no indivíduo. No novo modelo, o profissional deve dar atenção principalmente à pessoa, estabelecendo diálogo e vínculos, e uma visão holística, para poder atender as necessidades da população de forma integral. A nova prática também visa o trabalho conjunto e harmônico de profissionais de áreas diferentes.
No que se refere a vigilância em saúde, o texto fala sobre a integração da vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica. Esta ultima, as autoras propõem a atuação antes da doença, tentando prevenir, em vez de só notificar. Já a ambiental é para construir um ambiente saudável. A vigilância sanitária visa a articulação das estratégias e das ações, propondo respostas à complexidade dos problemas que ocorrem em um dado território, para melhorar a qualidade de vida da população.
Por fim, o texto diz que seja qual for a nova configuração da atenção à saúde, o profissional deve tentar oferecer para as pessoas um atendimento de qualidade e igualitário.