Resenha - ver e não ver
CURSO DE ARTES VISUAIS
Ver e Não Ver de Oliver Sacks
Resenha de texto apresentada pela aluna Juliana Abreu de Souza turma AM1BAV para obtenção de nota parcial da disciplina Percepção Visual ministrada pelo Prof. Dr. Sergio Niculitcheff
São Paulo
2012
SACKS, Oliver. Um Antropólogo em Marte. Companhia das Letras, São Paulo, 1995.
Oliver Wolf Sacks, nascido em 3 de Julho de 1933 na cidade de Londres, é um biólogo, neurologista e escritor. Formado em medicina pela Universidade de Oxford mudou-se para Nova Iorque em 1965 onde trabalhou como neurologista. De 2007 ao ano de 2012 foi professor de neurologia e psiquiatria na Universidade de Columbia. Hoje atua como professor de neurologia na Universidade de Nova Iorque.
O texto Ver e Não Ver faz parte de seu livro Um Antropólogo em Marte de 1995, um de seus dois mais conhecidos best-sellers — o segundo sendo O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu de 1985, ambos sendo compilações de histórias sobre seus pacientes que lidam com situações complicadas em suas vidas devido às síndromes e doenças que tem.
Sacks narra a história de Virgil, um homem cego desde sua infância que aos 50 anos volta a enxergar. Diferente do imaginário comum, alguém que passa grande parte de sua vida sem ver não adquire esse sentido de volta instantaneamente e é exatamente isso que se passa com Virgil, é preciso que aprenda a ver, já que não consegue distinguir formas, cores, luzes, sombras e texturas.
Voltar a ver acaba se tornando uma experiência assustadora para alguém que viveu num mundo tátil até então. Coisas que parecem básicas para nós como o reconhecimento de unidades, como uma palavra, eram desafios para Virgil. Não existia um cachorro, apenas suas orelhas, focinho, patas e rabo, mas não o via por completo.
A Gestalt apresenta sete fundamentos básicos: pregnância, fechamento, similaridade ou semelhança, proximidade, continuidade, simetria e experiência passada. Essa percepção