resenha UNIDADE 2
Émile Jaques-Dalcroze (1865-1950): trabalhou a fim de mudar o método tradicional de formação do ator e do bailarino utilizava a iniciação auditiva e rítmica das pessoas, criando uma metodologia que influenciaria uma gama de profissionais da dança moderna. (eurritmia: que visava desenvolver e aperfeiçoar a sensibilização corporal de atores e ginastas, apresentando o método de coordenação musical com movimentos corporais).
François Delsarte(1811-1871) : acreditava na união corpo/mente/alma/movimento, pois esses fatores faziam parte de uma mesma dimensão, de uma mesma realidade.fundamenta-se, basicamente, na transdisciplinari- dade entre o movimento, a voz, a expressão, o sentido, a respira- ção e a emoção, criando exercícios que suscitassem essas faculdades e despertassem a criatividade do aluno. Ao visitar hospitais, asilos, necrotérios, prisões, seus olhos não procuravam a perfeição, mas a humanidade com todas as suas irracionalidades, defeitos e possibilidades.
Wilhelm Reich (1897-1957): Ele defendia uma ação pedagógica de natureza política e afirmava que a neurose (como a repressão e a falta de prazer) era resultado de questões sociais, cujo remédio estava na leitura correta da linguagem corporal, que, por mais que o indivíduo quises- se, revelava o que o inconsciente queria esconder ou não podia mostrar. Reich defendia a importância do equilíbrio energético como fundamento de uma vida saudável emocional e humanamente. Para ele, não haveria saúde mental sem saúde física ou ecológica, e vice-versa.
Elsa Gindler (1885-1961): é considerada uma das criadoras da ginástica harmônica,Ela apresentava uma maneira peculiar e humanista de enxer- gar o corpo humano e foi uma das primeiras professoras a desen- volver a prática da Educação Física baseada na compreensão de que exercícios feitos de forma mecânica não produzem mudanças definitivas, produtivas e significativas no organismo.
Alexander Lowen(1910-2008):, visou compreender e dissolver as