Resenha: Tudo que é sólido desmancha no ar
Fichamento Obrigatório 1 – “Tudo que é sólido desmancha no ar: Marx, modernismo e modernização” Marshall Berman.
Marshall Berman apresenta em seu texto as principais diferenciações e caracterizações dos conceitos dos termos modernidade e modernização por meio da interpretação de autores clássicos e os princípios desta construção. Berman enfatiza uma visão histórica e literária dos tempos modernos e comportamentos juntamente com a cultura e sociedades, transitando pelo período medieval até as modificações dos dias atuais, passando por diferentes áreas do conhecimento.
Por meio do livro de Marx, “O Manifesto comunista”, que exalta as características da sociedade burguesa revolucionária nos aspectos sociais e políticos na Europa nos séculos XVI e XIX, Berman constrói uma ponderação complexa da dinâmica do desenvolvimento capitalista, que, a partir desse período, se diferencia gradativamente as classes sociais de acordo com interesses individuais ou coletivos, visando os direitos comprovando a eficiência e capacidade do ser humano neste contexto.
As particularidades de Marx são contempladas em todo texto de Berman, onde reconhece os processos burgueses que identificavam seu poder organizacional e a busca pelo acumulo de capital e reconhecimento social de potencial econômico, fator fundamental no período. Desta forma, durante o período de seu decurso, a burguesia gerou poder massivo e colossal de produção, superando todas as gerações anteriores.
De acordo com Berman, Marx possuía uma sensibilidade aprimorada ao perceber os limites de uma perspectiva progressista dinâmica e dialética que é incapaz de entender a contradição que a impede de projetar novas perspectivas modernas se não superar-se, considerada a principal característica do pensamento moderno. Este paradoxo, presente no Manifesto, nos remete a uma realidade de liberdade comercial que está introduzida na sociedade até a atualidade, mesmo que reconheça o valor da