Resenha Tucker - Teoria da Administração
1. No filme “Tucker, um homem e seu sonho”, Preston Tucker alcança sucesso em sua forma de gestão empreendedora utilizando elementos da Inteligência Emocional, descritos por Daniel Goleman. Cite 3 desses elementos e descreva como eles foram fundamentais para esse sucesso. Tucker possuia auto-motivação, considerando de suma importância a realização de seu sonho e o desejo de produzir exatamente como havia idealizado, com todos os avanços tecnológicos. A empatia foi evidente em vários momentos, aliada às habilidades inter-pessoais, como aceitar conselhos dados por sua equipe e entender o motivo de abandono de Abe no projeto, ou mesmo quando contratou seu designer.
2. No filme, Preston Tucker mostra diversas características de empreendedor. Comente essas características e explica onde foi a falha que o levou a perder o empreendimento. Como empreendedor, Tucker fez de tudo para o carro ser visto como um bom produto, mesmo quando o protótipo estava cheio de defeitos. Encontrou pessoas para ajudá-lo e lutou contra qualquer coisa que interrompesse seu sonho, até o fim. Isso pode ser verificado nos “Dez mandamentos do empreendedor”, de Gifford Pinchot III. Sua falha se deu no momento em que não honrou seus patrocinadores, consequência de nem ter se preocupado com contratos e demais acordos legais, justamente pelo foco excessivo em seu sonho realizado. Além disso, não estudou a fundo a concorrência, tendo apenas uma visão superficial do que acontecia e quais eram seus pontos fracos, sem perceber que existiam relações políticas que favoreciam-na.
3. Tucker também utiliza formas de gestão participativa e de “empowerment” consideradas muito adequadas nos dias de hoje. Descreva como era o seu modelo de gestão de pessoas, utilizando essas formas e liste os benefícios conseguidos com elas, no filme e nas organizações em geral. Da gestão participativa foi possível extrair o melhor de cada uma das pessoas em sua volta, principalmente quando a