RESENHA TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa que permanece sendo um grande problema de saúde pública no mundo, principalmente nos países de terceiro mundo.
A tuberculose pode ser fatal caso não seja diagnosticada e tratada. No entanto é uma doença que pode ser prevenida. A identificação e tratamento dos infectados é o principal meio de prevenção para que a infecção não se espalhe na comunidade.
Esta doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e transmitida atravésde gotículas de salíva da tosse ou espirro de pessoas infectadas.
Não são todas as pessoas que entram em contato com a bactéria que desenvolvem a doença, geralmente as pessoas conseguem eliminar a bactéria sem serem infetadas.
Existem casos onde a pessoa não expulsar a bactéria mas consegue controlá-la e não manifesta a doença (tuberculose latente). Mas esta tuberculose pode ser reativada levando a manifestação da doença, isto ocorre em casos de tratamentos não completados e em pessoas com o sistema imune fragilizado, como aidéticos, diabéticos e pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores.
Tabagistas, idosos, pessoas que vivem em abrigo ou asilos, prisioneiros e profissionais da área da saúde, também possuem um maior risco de desenvolver a doença.
Os principais sintomas são: tosse (com ou sem cátaro e sangue), febre baixa, suor noturno, perda de apetite, emagrecimento, fadiga, dores no peito e dificuldade de respirar.
O diagnóstico é geralmente é feito através do histórico do paciente, sintomas, exame microscópico direto e raio X do tórax.
tratamento tuberculoseO tratamento da tuberculose consiste na utilização de vários antibióticos, em geral 3 ou 4, que devem ser tomados todos os dias e por no mínimo 6 meses. O tratamento feito corretamente cura praticamente 100% dos casos.