RESENHA TRIBUNAL DE NUREMBERG
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
ATIVIDADE DE PRÁTICA JURÍDICA REAL CIVEL IV.
RESENHA: O JULGAMENTO DE NUREMBERG.
ALUNO: LEOMILTON DE BRITO GUIMARÃES
TURMA: WP43 – 2AB.
PROFESSOR: EDUARDO CAMPELO.
RECIFE, 04 de novembro de 2013.
RESENHA
O longa metragem O Julgamento de Nuremberg, relata da forma mais fiel possível a história do julgamento ocorrido em Nuremberg na Alemanha, logo após a Segunda Guerra Mundial, que tinha como objetivo julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra.
No lapso temporal de 1945 a 1949 durou tal julgamento que tinha 199 réus, sendo 21 deles líderes nazistas. Ficou tradicionalmente também conhecido como o Tribunal de Nuremberg e foi instaurado em virtude de um acordo firmado entre os representantes da União Soviética, antiga URSS, EUA e Grã-Bretanha e da França.
O filme “ O julgamento de Nuremberg” representa o Tribunal Militar Internacional criado com o objetivo de julgar as atrocidades cometidas durante a segunda guerra mundial pelos nazistas. Esse tribunal era composto por quatro países principais, os aliados: Inglaterra, Estados Unidos, França e Rússia, cujos representantes passaram a se reunir em Nuremberg, na Alemanha, a fim de decidir sobre o destino de tais oficiais e burocratas alemães. Esse julgamento teve uma importância fundamental na consolidação dos direitos humanos fundamentais internacionalmente.
No entanto, a legitimidade desse tribunal é ainda hoje questionada por ter apresentado a versão unilateral da história, a do lado dos vencedores. O julgamento baseou-se mais em provas materiais do que em testemunhos, possuiu condições especiais por muitos dos processos contra os réus terem derivado de leis que foram criadas após o fim da guerra pelas nações vencedoras, além de serem leis que não ditavam condutas necessariamente na Alemanha, mas nos países aliados.
A estratégia da acusação, durante o julgamento, era despertar o