Resenha tito
Livro: Bíblia de Estudo Plenitude
Edição com letras vermelhas – revista e corrigida
Traduzida por João Ferreira de Almeida - edição 1995
Paulo deu à Tito, um pregador do evangelho relativamente jovem, a difícil tarefa de dirigir a palavra em Creta. Mais tarde, ele escreveu esta carta para dar a Tito instruções mais detalhadas sobre a realização de seus deveres pastorais.
Palavras-chave: Diligência, Responsabilidade, Compromisso.
3 Capítulos – Instruções em relação aos presbíteros; - Instrução em relação à conduta cristã; - Instruções finais; - Instruções e saudações. 3 Páginas.
RESUMO Tito era grego e evidentemente convertido de Paulo e no Cap. 1.5 indica claramente que Paulo e Tito conduziram uma missão em Creta. Essa missão provavelmente tenha acontecido após a libertação de Paulo de sua primeira prisão em Roma. Como tinha pouco tempo, Paulo deixou Tito em Creta para cuidar de novas Igrejas, partindo para outras áreas de trabalho. Em algum momento a caminho de Nicópolis, na Grécia, Paulo escreve à Tito, jovem por quem tinha grande estima e ansiava em saber notícias sobre as atividades e o paradeiro.
Esta carta ensina que o principal intuito da administração da igreja é a preservação da verdade revelada e da garantia de padrões éticos. Portanto os líderes da igreja devem ser exemplares em estilo de vida e íntegros no tocante à doutrina. Esta carta ressalta também a estreita relação entre a doutrina pura e moral. A verdade sempre tem a intenção de determinar a vida e promover a santidade.
Paulo também enfatiza Cristo como nosso Redentor (2.14, 3.4-7) e apresenta sua segunda vinda como um incentivo à vida sagrada (2.12-13).
Agnaldo