RESENHA TIRADENTES
21 de Abril
No dia 21 de Abril comemoramos o dia de Tiradentes, a data foi instituída após a proclamação da república. Tiradentes foi escolhido como um herói republicano. A data relembra a punição do personagem que foi condenado à morte por enforcamento no dia 21 de abril de 1792 na cidade do Rio de Janeiro sob a acusação de ter sido o articulador da Inconfidência Mineira, movimento que tentava proclamar a independência da região das minas (atual estado de Minas
Gerais) em relação a Portugal, pois os mineradores estavam descontentes com a abusiva cobrança de impostos sobre a exploração do ouro e de pedras preciosas. O Movimento fracassou após um inconfidente, Joaquim Silvério dos Reis, trair os demais, delatando o movimento, em troca do perdão de suas dívidas. O único inconfidente condenado à morte foi Joaquim José da Silva Xavier,
Alferes do exército, também chamado de Tiradentes, devido a profissão de dentista exercida por ele.
José Ernesto Guerra
Professor de História - Formado pela UNIFAI
No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os