Resenha tipos de petróleo
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Disciplina: Petroquímica
Professor:
Equipe:
Atividade: síntese sobre o tema “Classificação do petróleo de acordo com a composição do óleo cru”, abordado no seminário.
Itaperuna, 06 de setembro de 2011
Classificação do petróleo de acordo com a composição do óleo cru
O petróleo se formou há milhões de anos na crosta terrestre através da transformação de matéria orgânica animal e vegetal soterrados em ambientes aquáticos.
O petróleo, líquido, quando extraído da Rocha Reservatório é denominado óleo cru. Este tem caráter oleoso, inflamável é menos denso que a água e é composto por milhares de compostos orgânicos, sendo os hidrocarbonetos de maior predominância entre os componentes, e em proporções menores há os contaminantes (enxofre, nitrogênio, oxigênio e metais). Este pode também apresentar-se no estado gasoso que é matéria base para a produção do GNV.
As variedades de petróleo contém os mesmos tipos de hidrocarbonetos, no entanto, de acordo com a predominância destes o petróleo pode ser classificado em parafínico, naftênico, aromático ou misto, a formação desses hidrocarbonetos vai depender das características da rocha reservatório e do processo de formação.
O petróleo parafínico é aquele em que há predominância de hidrocarbonetos parafínicos, com cadeias retilíneas podendo ser ramificadas ou não e com ligações simples entre os átomos de carbono. Seus principais subprodutos são: gasolina de baixo índice octanagem; querosene de alta qualidade; óleo diesel com boas características de combustão; óleos lubrificantes de alto índice de viscosidade, elevada estabilidade química e alto ponto de fluidez; resíduos de refinação com elevada porcentagem de parafina.
O petróleo naftênico é aquele em que há predominância de hidrocarbonetos naftênicos com cadeias carbônicas fechadas e ligações simples entre os átomos de carbono. Seus