Resenha texto Professor Dieb
Faculdade de Educação
Departamento de Fundamentos da Educação
Metodologia Cientifica
Autora da Resenha:
Karla Rodrigues
Doutor em linguística e pesquisador do departamento de letras Vernáculas e do programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará, Júlio César Araújo vem, por meio do texto “Pra tc c a galera vc tem q abreviar muito”: o internetês e as novas relações com a escrita, nos alertar sobre a influência da internet na escrita. Em outros termos, o que autor nos chama a atenção é para aspecto das modificações na forma de escrever dos usuários da internet, a fim de terem uma comunicação a própria ferramenta digital.
O texto é dividido em três partes, na primeira, o autor propõe que o internetês é uma oportunidade de estudarmos uma nova relação com a escrita. Essa relação, segundo Araújo, deve ser analisada não de forma exclusiva, mas na tentativa de compreender o que está acontecendo com a escrita e a sua representação nas relações sociais.
Na segunda parte, o internetês aparece como uma escrita que só apresenta sentido e função devido ao seu suporte digital, pois fora da internet o internetês perde sua lógica de uso. De acordo com Araújo (2008), a atividade de escrever se atualiza dependendo do seu suporte digital, por tanto sendo a internet um meio de constante giro de informações, acaba exigindo do usuário uma nova relação com a escrita e relacionamento via internet.
Na terceira parte do texto, o autor caracteriza a possível exclusão daqueles que não compreendem a escrita da internet, e que essa mesma escrita não é uma marginalização da ortografia, mas uma forma de identificação de um grupo, um estilo que caracteriza os usuários de um meio social dentro da internet.
Cada contexto tem seu perfil de escrita, a internet é rápida e nela a interação entre grupos é muito dinâmica, por isso, qualquer indivíduo que queira se socializar com os grupos sociais da internet terá que se adaptar a informalidade