Resenha - Texto Exame
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E
PROPAGANDA
ANA CLÁUDIA JESBICK
RESENHA
SEJA O LÍDER QUE AS EMPRESAS QUEREM
CURITIBA
2014
O papel do líder dentro das empresas toma um novo rumo. O chefe centralizador de tarefas, supremo e a hierárquico não é mais o que as equipes procuram. A busca está focada no gestor que articula talentos, que sabe ouvir os funcionários, é participativo dentro dos setores e consegue encontrar pessoas certas para executar tarefas e obter resultados. É essa a discussão pautada pela matéria da revista Exame, que a partir da experiência de atuais gestores corporativos e da opinião de especialistas define quem é esse novo líder que as empresas querem.
Dados revelados em uma pesquisa realizada pelo LAB SSJ, em 2013, com 4.392 executivos brasileiros,
apontam
que
as
lideranças
chegam
aos
seus
cargos
despreparadas. Os profissionais promovidos não recebem orientação formar antes de assumir a nova posição, desconhecem os detalhes do processo e por isso, a consequência são 60% de novos gestores que falham nos primeiros dois anos em seu novo papel. Outra pesquisa – realizada pelo Institute of Leadership and , da Inglaterra – ouviu 50 diretores de recursos humanos de multinacionais e aponta que 54% dos gestores não têm as habilidades necessárias para o cargo. Ambas comprovam o mesmo cenário vivido pelas corporações, onde quem assume esse papel tão importante pode estar qualificado no papel, mas desconhecem muitas vezes o poder da gestão e na prática estão despreparados para abraçar tal responsabilidade e acabam tendo sua função desgastada rapidamente.
A mesma pesquisa inglesa também mostra que o Brasil está entre os piores países quanto o assunto é gestão e liderança, ocupando o penúltimo lugar dentre 20 países. O que mais pesa no modelo brasileiro de comando empresarial é o excesso de