RESENHA - TEXTO: CONDIÇÃO PÓS- MODERNA
Precedendo o projeto iluminista, o autor destaca sobre a Revolução Renascentista, a ampliação do conhecimento e da expansão marítima, e uma nova concepção do espaço e tempo, com grandes mudanças na percepção do globo. Tais concepções, segundo Harvey, apoiaram em muitos pontos os alicerces para o iluminismo. Os pensadores deste novo momento também queriam dominar o futuro por meios científicos e racionais, ou seja, como retrata o autor, um processo de apropriação das concepções renascentistas levadas ao extremo, com o objetivo de uma sociedade mais salutar.
Neste período, é destaque a importância de instrumentos como os mapas, que pela primeira vez localizava toda a população numa única estrutura espacial, e os cronômetros para a organização de forma matematicamente rigorosa. Além disso, o Perspectivismo, com o foco de acentuar capacidade de representar o que se vê de certo modo como verdade para aquele indivíduo, traz uma contraposição com verdades mitológicas e religiosas, fundamentado também pelo entendimento do espaço e do domínio da natureza, para pensar e não adorar, uma forma de libertação do homem, refletindo na mudança do Barroco para a arquitetura racionalizada e também na consolidação da mudança do teocentrismo para o antropocentrismo.
No texto pode-se perceber que a mudança da cartografia medieval faz com que as características sensuais se percam, dando lugar para