Resenha texto 3
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
ECONOMIA E POLITICA DA EDUCAÇÃO
CAMILA ARAÚJO
IVAN MARTINS DE OLIVEIRA
JAQUELINE CUNHA DA MOTTA
GABRIELLA POSSIDÉRIO PEREZ
GUILHERME SANTOS
PROBLEMATIZAÇÃO, COM BASE NO TEXTO DE GAUDÊNCIO FRIGOTTO, E O DOCUMENTÁRIO GRANITO DE ARENA.
Setembro
2014
1. DESENVOLVIMENTO DA PROBLEMATIZAÇÃO, COM BASE NO TEXTO DE GAUDÊNCIO FRIGOTTO, E O DOCUMENTÁRIO GRANITO DE ARENA.
A partir do texto proposto, e o documentário assistido, teve a necessidade de discorrer sobre as seguintes problematizações: A influência direta do capital internacional como investimento e sua influência na educação. Como um professor, agente social de referência, pode ser despolitizado?
É perceptível no mundo globalizado a inclinação e necessidade para as tendências tecnicistas, já que entendemos que para o pleno desenvolvimento e progresso na área econômica é necessária uma produção. Nesta mesma perspectiva de avanço civilizatório do mundo globalizado busca-se criar ideologias para que se torne mais fácil e direto a manipulação ou direcionamento das massas conceitos como “capital humano” serão consideráveis quando tratamos o homem uma nova peça e bem de consumo, sendo este não, ou economicamente viável.
É com base nesta máxima que teremos uma dimensão favorável ao que Gramsci nos alerta a respeito de ideologia, ou seja: “A falsa consciência, mistificação, falseamento da realidade nas relações de domínio entre as classes sociais, historicamente”.
Quais então são as peças que estamos revelando neste tabuleiro? Antes de revelar as peças lembre-se que já comentamos do tabuleiro em si, um mundo que busca avanço, evolução, este que precisa de produção de algo, que depende de matéria prima, de estruturas e mão de obra para funcionar. O que temos então definido, o tabuleiro. Eis que o jogo não se faz apenas de tabuleiro, são necessárias também as peças e dos jogadores e é sobre eles que iremos