Resenha Texto 2
Texto: Subdesenvolvimento e dependência: As conexões fundamentais
O autor inicia a discussão ressaltando que para compreender o verdadeiro significado de subdesenvolvimento torna-se necessário identificar os tipos particulares de estruturas socio-econômicas que surgiram em áreas que englobaram o novo sistema de divisão internacional do trabalho. A abordagem inicial feita pelo autor é o subdesenvolvimento, cuja origem é o aumento de produtividade do trabalho engendrados pela simples realocação de recursos visando a obter vantagens comparativas estáticas no comércio internacional. Dessa forma, o capitalismo industrial levou certos países (aqueles que lideram o processo de industrialização) a especializar-se naquelas atividades em que processos produtivos se inserissem mais rapidamente e que eram dotados de mais eficicência, enquantos outros se especializavam em atividades que essa forma de progresso era insignificante.
A existência de uma classe diregente com padrões de consumo similares aos de países onde o nível de acumulação de capital era muito mais alto e impregnada de uma cultura cujo elemento motor era o progresso técnico, transformou-se em fator básico na evolução dos países periféricos.
A modernização pode ser atribuída ao processo de adoção de padrões de consumo sofisticados (privados e públicos) sem o correspondente processo de modernização de capital e progresso nos métodos produtivos. A importância do processo de modernização, na modelação das economias subdesenvolvidas, só vem à luz plenamente em fase mais avançada quando os respectivos países embarcam no processo de industrialização, mais precisamente, quando se empenham em produzir para o mercado interno aquilo que vinham importando.