RESENHA TERXTUA

4743 palavras 19 páginas
A crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto daindústria: consiste basicamente na idéia de que não há concorrente que possa substituir o principal produto daquela indústria, ou seja, este é indispensável. O problema é que meu produto só tem valor quando há mercado para ele, assim há um risco muito grande de num futuro bem próximo não mais haver este mercado devido à miopia. Normalmente empresas de fora da indústria é que fazem investimentos na melhoria do produto final e até mesmo na descoberta de outros que satisfaçam mais ao consumidor, se transformando numa grande ameaça para o “setor de rápida expansão”. A indústria petrolífera, com a crença na indispensabilidade da gasolina, é também tomada como exemplo aqui. Importante recordar que esta indústria quase que quebrou com a invenção das lâmpadas incandescentes que praticamente acabaram com o mercado do querosene (na época seu principal produto) usado nos lampiões.A idéia de alimentar estes por todo o mundo deu início a uma promessa exagerada de desenvolvimento no setor.
Fé exagerada na produção em massa e nas vantagens na queda rápida dos custos unitários, à medida que aumenta a produção: Reduzir os custos significa aumentar o lucro e a perspectiva de maior lucro é irresistível para a maior parte das companhias que acabam concentrando-se na produção e deixando de lado o marketing. Com isso a produção acaba por gerar, emgeral uma ênfase na venda para o seu escoamento e somente são atendidas as necessidades do vendedor e não as do cliente (marketing).
A crença de que não há substituto que possa concorrer com o principal produto daindústria: consiste basicamente na idéia de que não há concorrente que possa substituir o principal produto daquela indústria, ou seja, este é indispensável. O problema é que meu produto só tem valor quando há mercado para ele, assim há um risco muito grande de num futuro bem próximo não mais haver este mercado devido à miopia.

Relacionados