Resenha teoria da história
José D’Assunção Barros possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), graduação em musica pela Universidade Federal do Rio de janeiro (1989), professor adjunto da Universidade rural do Rio de Janeiro.
O livro Teoria da História de José D’Assunção Barros está dividido em três capítulos, o titulo do primeiro é A Teoria e a Formação do Historiador, o do segundo é Teoria da História e Filosofia da História, e o terceiro, o qual dissertaremos neste trabalho – Alguns Conceitos Fundamentais.
O autor inicia sua obra buscando clarificar e conceituar o que vem a ser Teoria, Método e Historiografia, respectivamente. Barros afirma que se deve falar nesses três âmbitos de forma interligada, mas consciente de suas distinções. Isto porque todo campo disciplinar é histórico e não cessa de se atualizar, transformar, redefinir, de ser percebido de novas maneiras, de se afirmar com novas intensidades, e de reinserir no âmbito dos diversos campos de campos de produção de conhecimento ou de práticas específicas assim toda disciplina é constituída de um campo de interesses. No qual o estudo do Homem é o centro deste campo de interesses e que também está sujeito a transformações no decorrer de sua própria história.
Cada campo de saber gera especializações e desdobramentos internos - campos intradisciplinares. Não existe disciplina que não combine de alguma maneira Teoria, Método e Discurso. Um campo disciplinar não se desenvolve possuindo uma única orientação teórica ou metodológica, mas apresenta certo repertório teórico-metodológico que é preciso considerar, e que se torna conhecido pelos seus praticantes, gerando adesões e críticas várias. Cada campo disciplinar