Resenha Sérgio Adorno
Livro:
ADORNO S.; DE ALMEIDA G. A; PINHEIRO P. S. - Violência Urbana. São Paulo: Publifolha, 2003. 96p.
O livro em resenha a seguir, “Violência Urbana”, com 96 páginas, foi lançado pela Publifolha em 2003 como parte da coleção “Folha Explica” que vem oferecer obras suscintas sobre várias temáticas do conhecimento, em linguagem bastante acessível, resumindo assuntos considerados importantes com o objetivo de resumir tais problemas da atualidade brasileira.
O Professor Dr. Paulo Sérgio Pinheiro (doutorado França) (fundador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - NEV-USP) com o Prof. Sérgio Adorno cientista social e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo , em 1987) e Prof. Dr. Guilherme Assis de Almeida (USP-Direito) , pesquisador do mesmo Núcleo, descrevem as definições de “violência” (capítulo 1. “O que é a violência”), situam esse mesmo fenômeno no contexto urbano, focando as grandes cidades brasileiras (capítulo 2. “Violência urbana e brasileira”) e, por fim, apresentam estratégias e iniciativas voltadas a conter ou minimizar os efeitos da violência urbana em um país que já concentra mais de 80% de sua população em cidades (capítulo 3. “Perspectivas de superação”).
Partindo da definição ampla de violência compartilhada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que vem associar a intencionalidade com o uso ilegítimo da força para causar qualquer tipo de dano, analisam o fenômeno como um problema mundial, no entanto com enfoque no Brasil e ainda, de forma mais intensa em razão das desigualdades que o processo recente de democratização do país não conseguiu (ou por razões capitalistas talvez) superar.
Os autores demonstram a existência de uma violência característica nas cidades brasileiras, com enfoque principalmente nas cidades de maior porte, potencializado pelas várias circunstâncias definidas como herança do autoritarismo, que inclui deficiências no aparato policial, que remete a