Resenha Soreriologia

3450 palavras 14 páginas
DISCIPLINA: SOTERIOLOGIA
30 DE SETEMBRO DE 2015

PAPA PAULO VI. Decreto Unitatis Redintegratio Sobre o Ecumenismo. Paulinas-São Paulo, 2015.

RESENHA: ECUMENISMO E A PRÁTICA DA UNIDADE DA IGREJA CATÓLICA

Resumo: Este trabalho é uma resenha crítica sobre o Decreto Unitatis Redintegratio Sobre o Ecumenismo, escrito pelo Papa Paulo VI, e trata sobre a questão do ecumenismo com o objetivo central de restaurar a unidade visível da Igreja mediante um diálogo inter-religioso mantido com todos os que admitem Deus e que guardam, em suas tradições, preciosos elementos religiosos e humanos.

Palavras-chave: Ecumenismo, diálogo inter-religioso, comunhão

Entre os anos de 1962 e 1965 várias conferências foram realizadas pela Igreja Católica configurando o que se denominou Concílio Ecumênico Vaticano II. O livro que trata sobre o Decreto Unitatis Redintegratio - oficializado solenemente no dia 21 de novembro de 1964 - resultante das vastas discussões realizadas durante o Concílio supracitado, foi elaborado pelo Papa Paulo VI cujo pontificado estendeu-se entre 1963 a 1978. Seu Pontificado está profundamente vinculado ao Concílio tanto em seu desenvolvimento como na imediata aplicação.
Nascido Giovanni Battista Montini em Concesio, próximo da Bréscia, em 26 de setembro de 1897, o futuro Papa sempre foi muito estudioso e entrou aos 19 anos no Seminário de Bréscia onde foi ordenado sacerdote em 29 de maio de 1920, com 23 anos de idade. Logo depois dirigiu-se a Roma para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Entretanto, seu aperfeiçoamento não ficou restrito apenas aos estudos teológicos uma vez que também ingressou na academia pontifícia de estudos diplomáticos e, em 1922, ingressou no serviço papal como membro da Secretaria de Estado.
Após a morte de João XXIII, foi eleito Papa em 21 de junho de 1963 tomando para si o nome Paulo VI e teve logo como missão a continuação e conclusão do Concílio Vaticano II. O novo Papa teve a missão de implantar as definições

Relacionados