resenha somos todos diferntes uma escol pra todos
822 palavras
4 páginas
SOMOS TODOS DIFERENTESUMA ESCOLA PARA TODOS
Título no Brasil: Somos Todos Diferentes / Como Estrelas na Terra
Título Original: Taare Zameen Par / Stars on Earth
País de Origem: Índia
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 165 minutos
Ano de Lançamento: 2008
Estúdio/Distrib: Aamir Khan Productions
Direção: Aamir Khan
Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial” com o capitulo sete ”Educação escolar para todos” Trata-se de um filme Indiano, lançado no ano de 2007, dirigido por Aamir Kham e Amole Gupte.
Aborda um assunto importante e delicado.
O filme conta a história de Ishaan, um garoto de nove anos, de aparência normal, como qualquer outro garoto de sua idade, porém Ishaan é portador de uma necessidade especial, chamada de dislexia.
Ele estuda em uma escola normal e repetiu o ano e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rigidez e falta de sensibilidade.
Seu pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. Lá o menino fica com menos vontade de aprender, ficando deprimido, sente a falta da família e de sua vida. A filosofia do internato é rígida e tradicionalista, mas aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria e inovadora.
Quando o professor conhece o menino, percebe que ele sofre de dislexia e decide ajudá-lo, pois o problema não era desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava. Ele o ensinou a ler e escrever fazendo com que o menino supere a sua própria limitação e passa a ver adentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria