Resenha Sociologia Nicole Teixeira 1
Professor (a): Rafael Bennertz
Acadêmica: Nicole Teixeira
Sociologia Geral e da Comunicação
Texto: Giddens, mídia na sociologia.
1. Objetivo
O texto possui como objetivo estudar as transformações que afetaram os meios de comunicação a partir do processo de globalização. Além disso, reflete sobre as teorias sociológicas que buscam compreender as relações entre os meios de comunicação de massa e contrato social, do ponto de vista cultural, politico e econômico.
2. Qual o argumento do autor?
O autor argumenta que as transformações nos meios de comunicação causados pela globalização, em especial pelo critério dinâmico e dialógico das interações possibilitados pela internet, apresentam novos desafios para os teóricos e estudiosos da comunicação. Estes desafios são representados por uma necessidade de aperfeiçoamento das teorias sociológicas que abordam o fenômeno da comunicação. Em especial, considera necessário atualizar aquilo que pensamos sobre a forma como a comunicação influencia a sociedade em geral, criando padrões de comportamento, de consumo e fortalecendo posicionamentos políticos, e em especifico atuando nas decisões pessoais de cada individuo que compõe a sociedade. Para atualizar o nosso conhecimento sobre como a comunicação atua na sociedade, Giddens argumenta que é preciso direcionar a analise sociológica para perguntas sobre como a globalização alterou:
A) A relação entre os meios de comunicação e o publico, citando como exemplo as novas formas de representação de grupos minoritários na mídia.
B) As possibilidades de controle da mídia global, apontando como exemplo as preocupações com o imperialismo midiático, o surgimento das super companhias midiáticas, o controle politico estatal sobre o conteúdo da mídia, e as formas de resistência e de alternativas à mídia global.
3. Qual a estratégia argumentativa utilizada pelo autor?
Para desenvolver o seu argumento, Giddens organiza o texto em quatro grandes