Resenha: “sociedade pós – capitalista” de peter drucker
Peter Drucker (1909 - †2005) Nascido em novembro de 1909, em Viena, na Áustria, licenciou-se em Direito público e internacional na Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Trabalhou como economista em Londres e mudou-se para os EUA por causa da ascensão do nazismo e, posteriormente, naturalizou-se norte-americano, onde iniciou sua carreira como professor universitário, escritor e consultor.
Com uma carreira longa e fértil, Peter Drucker é unanimemente considerado como o grande teórico da moderna gestão de empresas, e como o pai da administração moderna. É o autor com mais livros publicados sobre gestão, economia e análise social.
Peter Drucker em “Sociedade Pós-Capitalista”, fala sobre uma transição que está levando-nos a uma nova transformação que ,segundo o autor, refere-se a um novo modelo de sociedade “não-socialista e pós-capitalista” , em que seu maior recurso será o conhecimento e os “trabalhadores do conhecimento” . Esta surgiu entre outros fatores a partir do enfraquecimento das ideologias marxistas e do comunismo, como forma ideal de sistema. O autor faz uma análise dos acontecimentos históricos do passado para que possamos compreender como passamos da sociedade feudal para a capitalista para, então, chegarmos à sociedade pós-capitalista, que transformou a economia, a politica e a sociedade atual. Para tanto, é aconselhável que o leitor tenha conhecimentos básicos sobre alguns fatos da história mundial, principalmente ocidental, para uma maior compreensão por parte do mesmo em relação aos acontecimentos citados pelo autor, como por exemplo, as ideologias do marxismo.
Como o tema do livro – pós-capitalismo- é muito amplo, Peter Drucker divide o mesmo em três partes: Sociedade; Forma de Governo e Conhecimento, para que haja no leitor maior compreensão em relação a esta transformação a qual a sociedade mundial esta